quarta-feira, setembro 26, 2007

gibreel

A minha mania de datar os livros que vou comprando diz-me que comprei Os versículos satânicos em 1991.
A minha memória diz-me que já li as primeiras páginas pelo menos três vezes. Este Verão levei-o para férias e consegui ultrapassar o primeiro capítulo e seguir entusiasmada até ao final da primeira parte. Apesar das areias que se enfiavam entre as páginas e do sol que destruía a cola seca e ia fazendo as páginas separarem-se à medida que iam sendo lidas.
Começa a segunda parte, e mais uma vez, não consigo passar do primeiro capítulo. Emperro, paro, recomeço, esqueço, leio e releio e não vejo o fio da escrita, não reconheço os nomes, baralho as personagens.
A., um dia destes ensinas-me a gostar de Salman Rushdie?

3 comentários:

Célia disse...

Ainda não li os "Versículos Satânicos", apesar de os meus pais o terem na sua estante. Conto fazê-lo um dia destes...

Eu acho que há certos livros que têm de ser lidos em determinadas alturas da vida... por exemplo, não me parece que "Os Maias" sejam o livro ideal para ler aos 17 anos, mas enfim. Mas também acho que há livros que, por mais voltas que lhes demos, nunca conseguem "entrar" completamente...

Anónimo disse...

Ensino, claro que sim! :D E se começasses pelo «o último suspiro do mouro»? De todos, é o meu favorito. Se quiseres, posso emprestar-to. ;)

cc disse...

canochinha,
tens toda a razão. tb li livros q senti q deveria ter lido mais tarde, inclusive, sinto necessidade de a eles voltar. Um deles é "a insustentável leveza do ser" que me anda a apetecer muito reler.

a.,
ora aí está uma boa dica. obrigada pelo empréstimo, depois das férias sou bem capaz de aceitar!